Quero ser escuteiro!

Queres ser escuteiro? ATREVE-TE!

Todos os anos e durante o período de 1 a 30 de junho, estão abertas as inscrições para crianças e jovens que queiram ser escuteiros no Agrupamento 143 de S. Mamede de Infesta.

Se gostas da vida ao ar livre, da aventura, de desafios, de concretizar os teus projetos, de fazer novos amigos, de cantar, enfim, de boa disposição, alegria, ajudar o próximo, e porque não, se pensas contribuir para”…deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste…” vem e junta-te a nós.

O Escutismo é:

  • educação para a vida…
  • um estilo de vida…
  • um movimento da Igreja Católica…
  • um movimento de educação não-formal…
  • educa com divertimento.

Pede ao teu encarregado de educação para aparecer num sábado a partir das 15h30 na nossa sede e aproveita para participares numa reunião.

Ser Escuteiro é uma experiência que te marcará para a vida, ou antes, será a tua vida!!

Aos Pais

A apresentação, no Agrupamento, dos pais com o seu/sua filho/a, é o primeiro passo a dar para que qualquer jovem possa frequentar o Escutismo, o mesmo é dizer, o/a futuro/a escuteiro/a precisa de autorização dos seus Encarregados de Educação.

A primeira presença efetiva concretiza-se através de uma pequena reunião com um responsável do Agrupamento, e o preenchimento da proposta de admissão em que os Pais ou o Encarregado de Educação do/a menor autorizam o seu/sua educando/a a ingressar no Corpo Nacional de Escutas. É o reconhecimento explícito da confiança que o Encarregado de Educação deposita no Agrupamento.

A Direção do Agrupamento torna-se a responsável por emitir um parecer, estudar a proposta e aprovar, de acordo com a disponibilidade de vagas e Regulamento de Admissões.

A partir da admissão do novo elemento, também os pais ficam automaticamente a pertencer ao Conselho de Pais do Agrupamento e, portanto, adquirem direitos e deveres próprios.

O primeiro e maior direito será ver crescer os/as seus/suas filhos/as, como homens/mulheres e como cristãos, num ambiente sadio a nível físico, moral e mental, isto é, recebem a formação e a mística escutista.

Outros direitos se seguem:

  • Participar de corpo inteiro no Conselho de Pais e aí escolherem a Comissão Permanente de Pais;
  • Participar nas reuniões de pais das diversas secções com os seus Chefes
  • Comparecerem no Agrupamento, sempre que desejarem esclarecer ou informar o Agrupamento de alguma ocorrência que considerem significativa para a formação dos seus educandos.

Estes direitos são, como é fácil de ver, também deveres que não se podem esquecer de cumprir, sem prejuízo da formação dos/das seus/suas filhos/as, mesmo que para isso tenham por vezes, de abdicar de um projeto pessoal, para favorecer a formação do/da seu/sua filho/a escuteiro/a.

Download Formulário InscriçãoRegulamento de Admissão
É importante que em consciência entenda o que implica a adesão ao Corpo Nacional de Escutas porque:
O C.N.E. é uma Associação Católica por opção, isto é, uma Associação Laica da Igreja Católica. Serão admitidos todos os jovens batizados, e todos os que embora o não sejam, estejam dispostos, com as suas famílias, a iniciar um percurso catequético de adesão.